Leonardo Ramadinha
Carioca, 1977, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formado em Comunicação Social pela PUC, cursou especialização em Artes Visuais na Unesa e é pós-graduado em Fotografia e Ciências Sociais pela UCAM.
Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina, EUA, Colômbia, Alemanha e Eslovênia. Em 2000 foi um dos artistas premiados pelo Prêmio Rio Jovem Artista. Em 2003 participou do Encuentros Abiertos, festival filiado ao Festival da Luz, sendo um dos vencedores da convocatória e selecionado pelo Centro Cultural da Recoleta em Buenos Aires para uma mostra individual. Em 2007 foi selecionado pelo Wooloo Independent Curator Program para o projeto Urban Space com exposições na New Life Shop Gallery em Berlin, no OI Futuro, Rio de Janeiro e também no FotoPub – International Photo Festival Slovenia. Em Outubro de 2013, participou da coletiva de artistas brasileiros “Brazil am Main”, na Galerie Söffing, em Frankfurt, Alemanha, durante a Frankfurt Book Fair, que teve o Brasil como pais homenageado.
É um dos editores da revista eletrônica de artes visuais Verbete.art.
Em 2015 fundou e atualmente dirige o Espaço Foto Contemporânea, um lugar dedicado a cursos e workshops em fotografia, arte contemporânea e imagem. Ministrou cursos em fotografia, linguagem fotográfica e coordenou projetos de criação e desenvolvimento em fotografia contemporânea para instituições como POP – Polo de Pensamento Contemporâneo, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM SP, Itaú Bba entre outros.
Tem quatro livros lançados; “Sobre Memórias e Sonhos” (2015), “Sobre a Delicadeza das Coisas” (2015), “Angra dos Reis” (2014) e “Aquilo que Habita em Mim” (2012), além de publicações coletivas como “Rio Mar Lisboa Rio” (2015) lançado pela Barléu e “A Criação do Mundo – Fotografia Contemporânea Brasileira” (2010) com produção e curadoria de Eder Chiodetto.
Seus trabalhos integram importantes coleções particulares tais como a Coleção Joaquim Paiva (MAM-RJ), Coleção Beto Silva, Coleção Julia e Luiz Porchat, Coleção Milton Abirached e a Coleção Márcia e Eduardo Lopes Pontes e fazem parte do acervo da Pequena Galeria de Artes Cândido Mendes e do Centro Cultural Recoleta em Buenos Aires.